quarta-feira, 25 de março de 2009

Sociedade "Xereta"



Olha que intrigante,
Ontem (24/03/2010) quando eu chegava da faculdade, por volta das 22:10h, deparei-me com uma cena parcialmente comum na nossa sociedade.
Houve um acidente na Av. General San Martins (Salvador-BA), lado oposto à Igreja Batista, que fica no penúltimo ponto de ônibus (sentido Largo do Tanque), e estava uma multidão de curiosos olhando o corpo estendido de alguem cuja não encontrei noticia na net para postar um link, enquanto a polícia tentava fazer o trânsito correr normalmente através daquela via apertada, e ao mesmo tempo, controlava um perímetro aceitável da vítima.

Concentrado na minha missão de chegar em casa, passei direto por aquela multidão, que estendia-se pelo outro lado da pista, e fiquei impressionado, por ver a quantidade de pessoas que se dedicaram a ficar até tarde observando todo aquele tramite de espera do camburão do IML, para levar o corpo. Espera essa que só ocorreu por volta de 02:30h da madrugada de 25/03. Sem nem mesmo ter sido feito nenhuma pericia no local, apenas uma equipe da imprensa, preocupou-se em fazer uma filmagem, para provavelmente usar como "pão e circo" desta população sedenta por vingança.

O que acho intrigante, é o fato de que nossa sociedade teme tanto a violência, mas acha interessante ou fascinante, ficar apreciando e dando ibope ao resultado que esta violência fabrica, seja através da televisão, ou mesmo ao vivo.
Até quando estaremos coniventes com a propaganda gratuita que é feita da violência que enfrentamos. Porque fazemos tanto alarde e "festa", quando emissoras de TV, fazem sensacionalismo com assassinos, ou mesmo assaltantes de mão armada, em horário comum a crianças, jovens e adultos, denegrindo-os ainda mais perante a sociedade, ou deusificando-os perante seus comparsas, e quem sabe até, incentivando outros criminosos, ao invés de utilizar desta ferramenta, para mostrar materias mais educativas, ou até mostrar a brutalidade que ocorre no meio político, contra nossa sociedade.

Me intristece muito saber que vivo em uma sociedade que sente-se "vingada" ao ver um preso sendo ironizado na televisão, por não ter tido uma oportunidade melhor, uma educação com melhor qualidade, e ser direcionado aos refúgio de vida que o meio onde vive oferece.

Não adianta termos um político correto, pois a sociedade em que vivemos continua corrupta, "xeretando" a vida alheia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Honestidade, sinceridade, respeito e bom senso são as únicas coisas que peço quando estiveres escrevendo.